Trabalhar de casa, com filhos, e ser produtivo? Sim, é possível!

23 de Março, 2020, publicado em "produtividade,saude,seguranca"

Criar um escritório funcional em casa | Certezza Seguros

Com a situação de pandemia que vivemos hoje, muitos de nós fomos forçados a trabalhar de casa para evitar a propagação do vírus. Apesar de ser um regime que tem vindo a ser adotado por muitas empresas nos últimos anos, principalmente por startups, ainda é, em Portugal, novidade para muitos trabalhadores.

Além da responsabilidade do teletrabalho, muitas famílias têm também a de cuidar dos filhos e de garantir que mantêm, tanto quanto possível, uma dinâmica diária semelhante à vivida numa situação normal. Contudo, muitos são os pais que se debatem diariamente com o manter o ritmo de trabalho numa época em que não podemos deixar a economia abrandar.

Damos, por isso, alguns conselhos para que mantenha a sua produtividade no trabalho, enquanto entretém e educa os seus filhos, sem ter que fazer malabarismos.

1. Crie uma rotina para si e para as crianças

É importante manter hábitos e rotinas firmes, por si e pelos seus filhos. Assim, garanta que acordam todos os dias à mesma hora e que procedem a uma rotina normal. A estrutura funciona em casa pela mesma razão de que funciona na escola: as crianças sentem-se confortáveis porque sabem o que esperar daquele dia. Esta definição de horários é essencial para manter a coerência.

Também os horários das refeições devem ser mantidos, por isso, prepare as refeições antecipadamente. Uma vez que já não tem que enfrentar o trânsito para ir trabalhar, poderá aproveitar esse tempo livre para planear e fazer todas as refeições para esse dia. Se puder, envolva os seus filhos nesta tarefa ou deixe-os escolher a partir de uma lista de opções pois, deste modo, sentir-se-ão responsabilizados e tenderão a ser mais colaborativos à hora da refeição.

2. Comece o dia com uma reunião de família

Envolver toda a família na estrutura do dia dará aos seus filhos a hipótese de serem ouvidos e de fazerem parte das decisões. Além disso, terão conhecimento, de antemão, de quais as tarefas programadas para aquele dia, as deles e as dos pais, e assim saberão quando estará mais disponível para eles.

No final da reunião, coloque num lugar bem visível uma nota com todas as atividades que cada um terá que desempenhar naquele dia, bem como os horários. Deste modo, todos terão conhecimento das agendas e mais consciência na hora de o interromper durante uma reunião.

Adote esta reunião como parte da vossa rotina e verá que os dias deixarão de ser tão caóticos. 

3. Crie um espaço dedicado para trabalhar

É importante que ambos, pais e filhos, tenham o seu próprio espaço para trabalhar e para serem criativos. Se tiver em casa um quarto designado para as crianças brincarem, garanta que os seus filhos usam esse espaço enquanto você trabalha

Quanto a si, é importante que crie um “escritório” numa área onde consiga trabalhar sem ser interrompido, embora não muito longe dos seus filhos. Seja um quarto extra ou um canto na sua sala de estar, esta separação entre espaço de trabalho e espaço de lazer também o ajudará a definir os limites junto dos seus filhos entre a esfera pessoal e profissional.

4. Faça turnos com o seu parceiro

Se está numa posição em que o seu parceiro também se encontra em teletrabalho, considerem unir esforços e trabalhar por turnos. 

Por exemplo, um de vocês poderá começar o dia com as crianças, fazer o pequeno almoço e arranjá-los, enquanto o outro começa a trabalhar mais cedo. Depois, durante o dia, trocam de papel. Esta estratégia permite ao elemento que está a trabalhar ter tempo de trabalho sem interrupção.

5. Aproveite as sestas

Se tiver filhos pequenos que ainda dormem a sesta, esta poderá ser a melhor altura do dia para trabalhar em algo que requeira muita concentração ou para ter, por exemplo, reuniões que exijam toda a sua atenção. 

6. Gira as suas expectativas

Sejamos realistas: dificilmente será tão produtivo com os seus filhos por perto como seria sem eles. Ninguém o é: nem os seus pares, nem os seus chefes. Por isso, não se sinta inferiorizado. 

Antes de mais, é importante que dê conhecimento da sua situação ao seu chefe e colegas e que consiga gerir as expectativas em relação ao que realmente consegue fazer.

Fale semanalmente com a sua chefia sobre as prioridades e em como vai conseguir realizá-las, como vai apresentar os progressos, como vão comunicar e como e quando vão reunir, para que possa conhecer atempadamente a sua agenda e cumprir com os seus compromissos.

Lembre-se, trabalhar remotamente a tempo inteiro é novidade para a maioria das pessoas e empresas, por isso não tema ser honesto sobre o que funciona e não funciona nestas circunstâncias. 

7. Organize atividades para os mais novos

Enquanto que as crianças em idade escolar continuam a receber atividades e trabalhos para desenvolver durante o dia, mantendo-se ocupadas, as mais novas precisam de outro tipo de entretenimento. Aqui ficam algumas ideias:

Bebés:

  • Baloiços e tapetes de atividades
  • Programas de TV em canais temáticos para bébés
  • Música

Crianças entre os 3 e os 6 anos:

  • Séries e desenhos animados favoritos
  • Jogos de tabuleiro para crianças
  • Jogos e aplicações recreativas para tablets e telemóveis
  • Podcasts para crianças
  • Pinturas e desenhos
  • LEGOs e puzzles

Crianças em idade escolar:

  • Livros
  • Escrever redações
  • Filmes e séries educacionais
  • Plataformas escolares
  • Jogo popular Minecraft que as mantém em socialização com amigos

É importante que as crianças aprendam a passar tempo sozinhas, de forma ativa. Mas não se esqueça: os seus filhos são e deverão ser sempre a sua principal prioridade.

8. Estabeleça limites e recompense o bom comportamento

Comece por explicar aos seus filhos que “trabalhar de casa” significa “trabalhar”.

Aproveite as reuniões de família sugeridas acima e deixe bem claro quais as tarefas que todos têm de cumprir no dia a dia. Explique também que se estiver numa divisão com a porta fechada, eles deverão bater à porta antes de entrar e que, se pedir para não ser interrompido, eles não deverão sequer bater à porta – podem, por exemplo, enviar uma mensagem ou fazer passar um papel por debaixo da porta com as questões que tiverem.

É importante que lhes explique que assim que terminar o que está a fazer, sairá do quarto e fará uma pausa com eles. Contudo, até que isso aconteça, eles não o deverão interromper.

Para que esta estratégia seja bem sucedida, não basta impor limites, mas deverá, também, recompensar o bom comportamento dos seus filhos. Por exemplo, se os seus filhos são pequenos e requerem muita atenção, antes de começar uma reunião diga-lhes que não pode ser interrompido e ajude-os a começar um puzzle ou uma pintura e diga que voltará dali a pouco. 

Se tudo correr como esperado, dê-lhes uma recompensa, como meia hora extra de televisão ou videojogos ou sirva panquecas para jantar.

Caso não tenha sucesso, mantenha a calma e volte a explicar-lhes o motivo pelo qual precisa de estar focado. Diga-lhes que quanto mais focado estiver, melhor será o seu trabalho e que precisa da ajuda deles para fazer um bom trabalho.

9. Faça pausas

Um estudo publicado recentemente descobriu a fórmula ideal para quem faz teletrabalho e chama-se “Regra dos 52 e 17”. Segundo este estudo, os trabalhadores mais produtivos fazem 17 minutos de pausa por cada 52 minutos de trabalho intenso. Seja para preparar um lanche rápido para si e para os seus filhos ou para saber como está a correr o dia deles, é importante parar regularmente.

10. Comunique eficazmente

A comunicação é um aspeto essencial em qualquer trabalho – seja ou não remoto. Explique à sua chefia que tem os seus filhos em casa e que não garante que a comunicação não seja interrompida de tempos a tempos. Manter o seu chefe a par daquilo em que está a trabalhar e quais as suas principais dificuldades é importante e, possivelmente, terá abertura para trabalhar num horário flexível.

Uma comunicação regular e eficaz com o seu parceiro também o irá ajudar a ultrapassar esta fase. Não assuma que as rotinas se mantêm em casa. Por exemplo, se antes desta fase costumavam ver televisão juntos depois de os filhos adormecerem, é provável que agora precisem de algum tempo a sós, uma vez que passam o dia todo juntos.

11. Mantenha a calma

Acima de tudo, procure manter a calma. Estamos a viver um período atribulado, de muita incerteza e dúvidas, mas temos que interiorizar que esta situação não irá durar para sempre

Para sua proteção, verifique junto da sua seguradora ou mediador de seguros se o seu seguro de acidentes de trabalho cobre o regime de teletrabalho. As seguradoras só cobrem acidentes de trabalho que possam ocorrer quando o trabalhador é colocado em teletrabalho se tudo estiver documentado pela empresa e existir forma de o comprovar.

Quando a situação voltar ao normal, vamos ter uma sociedade muito mais aberta às novas formas de trabalhar, com certezza!

 

Start typing and press Enter to search

Covid-19 e cobertura seguros CertezzaPrevenir alergias Primaver Certezza Seguros