Participação de sinistro automóvel

4 de Setembro, 2023, publicado em "protecao"

No caso de ter tido um acidente, saiba quais são as coberturas definidas pelo seu seguro automóvel, uma vez que poderá estar a proteger a sua carteira de despesas imprevistas e, provavelmente elevadas, contudo é necessário conhecer o procedimento correto, para fazer uma participação de sinistro em caso de acidente.

Não nos devemos esquecer que a participação do sinistro automóvel depende do tipo de evento que causou o dano, podemos estar a falar de atropelamento, colisão, roubo, vandalismo ou outros. Estes processos podem variar consoante a seguradora.

Participação de sinistro automóvel

É importante que contacte a sua companhia de seguros nas 24 horas a seguir ao seu acidente, tendo sempre toda a documentação disponível, de forma a agilizar processo. Também é possível participar um sinistro em caso de:

  • Vandalismo
  • Roubo
  • Incidentes devido a tempestades ou incêndios

Caso pretenda não terá de se deslocar fisicamente à sua companhia ou mediação de seguros, poderá fazer a sua participação de seguros online, através das aplicações e websites das companhias. Após efetuar a participação de sinistro à sua seguradora, a mesma irá abrir o processo, e posteriormente, informa como deve agir e quais as formalidades e os documentos que deve apresentar.

Que informações são necessárias?

Para que possa participar devidamente o seu sinistro, é necessário indicar os seguintes dados:

  • Local, data e hora do acidente;
  • Número da apólice, datas de início e fim da apólice;
  • O seu nome e morada completos;
  • Nomes, moradas e dados de contacto de todas as testemunhas, passageiros e condutores envolvidos;
  • Carta de condução de todos os condutores.

Avaliação e regularização do sinistro

Após abertura do sinistro será atribuído um perito ao seu processo, em que o seu papel é inspecionar o seu automóvel e analisar todos os elementos de prova dos prejuízos resultantes do acidente.

Caso seja necessário reparar a sua viatura, pode fazê-lo de duas formas diferentes:

  • Reparação em oficinas particulares, ou seja, oficinas que não tenham protocolos com a sua companhia de seguros;
  • Reparação em oficinas recomendadas pelas companhias – Poderá haver benefícios em escolher uma oficina recomendada pela companhia, como por exemplo: veículo de cortesia (sujeito a condições específicas) entregue na própria oficina, reboque, lavagem, aspiração, verificação de luzes e níveis de óleo e água.

Relembramos a importância de analisar sempre os documentos da sua apólice, para que saiba quais as coberturas que estão incluídas no seu seguro. Poderá parecer complicado fazer participação de um sinistro automóvel, porém, ao conhecer o procedimento correto, garantirá que não existem problemas e atrasos desnecessários por motivos de rejeição da participação.

Caso necessite de mais esclarecimentos, saiba que temos uma equipa pronta a ajudá-lo e a simplificar todo o processo. O nosso serviço é gratuito. Ligue-nos 295 204 520.

Start typing and press Enter to search