Seguro de Saúde ou Plano de Saúde: qual a melhor opção?

10 de Dezembro, 2021, publicado em "saude,seguranca"

Sente a necessidade de ter uma alternativa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), principalmente no contexto pandémico em que vivemos? Então com certezza que está a ponderar obter um Plano de Saúde ou um Seguro de Saúde.

Neste artigo vamos esclarecer as diferenças entre um Seguro de Saúde e um Plano de Saúde para que possa analisar e decidir a opção mais vantajosa para si.

O que é um Seguro de Saúde?

O Seguro de Saúde permite-lhe o acesso a cuidados de saúde como exames, consultas, cirurgias ou internamentos em meios privados a um preço mais baixo.

O Seguro de Saúde, por norma, tem uma maior abrangência de coberturas em comparação com os Planos de Saúde. São vendidos por pacotes, em que uns oferecem maiores coberturas e capitais que outros, podendo pagá-los de forma anual ou fracionado (semestral /trimestral e mensal).

 

Existem duas modalidades de pagamento das despesas médicas, sendo estas:

Reembolso e copagamentos das despesas caso a seguradora não tenha acordo com o prestador de serviço, neste caso o tomador do seguro terá de pagar na totalidade e após o envio do comprovativo da despesa à seguradora é que esta procederá ao pagamento.

O Acordo Direto é a modalidade de pagamento mais rápida e direta, desde que a seguradora tenha acordo com o prestador de serviço, o tomador beneficia diretamente do desconto no imediato da consulta.

 

Coberturas e exclusões de um Seguro de Saúde:

Como anteriormente foi referido, consultas, cirurgias, internamentos estão cobertos pelo seguro de saúde, porém, estão excluídas doenças preexistentes, ou seja, doenças já conhecidas pelo tomador.

Deve também ter atenção aos períodos de carência, isto é, ao espaço temporal em que as coberturas não podem ser ativadas.

 

Vantagens de um Seguro de Saúde:

  • Alternativa ao SNS;
  • Comparticipação fora da rede dos prestadores de serviços;
  • Diversidade de escolha na rede médica;
  • Possibilidade de proteção oncológica.

 

Desvantagens de um Seguro de Saúde:

  • Período de carência;
  • Limite de idade;
  • Doenças pré-existentes;
  • Franquias.

 

O que é um Plano de Saúde?

Um Plano de Saúde, não sendo um seguro, funciona como um cartão de descontos, sendo que tem uma subscrição mais rápida e geralmente tem custos mais baixos em relação aos Seguros de Saúde e é limitada a uma rede de prestadores convencionada pela seguradora.

Não tem períodos de carência, nem limites de idade e exclusões por doenças pré-existentes, porém está limitado à rede convencionada.

 

Vantagens de um Plano de Saúde:

  • Preço;
  • Não tem limite de idade;
  • Não tem períodos de carência.

 

Desvantagens de um Plano de Saúde:

  • Limitações de oferta;
  • Não reembolsável fora da rede convencionada.

 

Agora que já conhece as diferenças, qual deve escolher?

Se pretende investir menos, se tiver mais de 60 anos, uma solução sem franquias, então deve optar por um Plano de Saúde. Contudo, se estiver disposto a investir mais, maiores coberturas, diversidade da oferta, deverá optar por um Seguro de Saúde.

É muito importante que tenha em conta a sua realidade pessoal, sendo que a sua escolha deverá basear-se no seu orçamento, naquilo a que está disposto a pagar pelo seu seguro ou plano de saúde.

 

Se ainda ficou com dúvidas não deixe de falar com um especialista. Na Certezza Seguros, todos os dias os nossos agentes estão dedicados a trazer mais segurança e poupança às famílias portuguesas.

Start typing and press Enter to search