Dia Mundial da Diabetes: 5 recomendações para prevenir

11 de Novembro, 2021, publicado em "saude"

Dia Mundial da Diabetes: 5 recomendações para prevenir - Certezza Seguros

Todos os dias chegam-nos alertas sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde para uma vida longa e feliz.

Enquanto mediadora de seguros, a missão da Certezza tem como pilar a proteção das famílias portuguesas para um dia-a-dia seguro e para um futuro melhor, sinónimos de bem-estar e de uma vida com mais certezza.

Por isso, determinadas datas merecem uma atenção especial como é o caso do Dia Mundial da Diabetes, assinalado a 14 de Novembro.

Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar formas para a prevenção da diabetes que tem tido um aumento significativo a nível mundial.

De acordo com o Relatório Anual 2019 do Observatório Nacional da Diabetes, “em 2018 a prevalência estimada da Diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) foi de 13,6%, isto é, mais de 1 milhão de  portugueses neste grupo etário tem Diabetes.”

 

Dia Mundial da Diabetes: 5 recomendações para prevenir - Certezza Seguros

O que é a diabetes?

Segundo o Serviço Nacional de Saúde (SNS), “a diabetes é uma doença crónica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode usar eficazmente a insulina que produz. A insulina, uma hormona que regula o açúcar no sangue, dá-nos a energia que precisamos para viver.”

 

Que tipos de diabetes existem?

Diabetes tipo 1 – também conhecida como diabetes insulino-dependente. As pessoas com diabetes tipo 1 geralmente não produzem insulina e, consequentemente, necessitam de injeções de insulina.

Diabetes tipo 2 – as pessoas com diabetes tipo 2, de forma geral, produzem a sua própria insulina, mas não o suficiente ou são incapazes de a utilizar corretamente.

 

5 Recomendações para prevenir a diabetes:

1 – Tenha uma alimentação saudável

Dia Mundial da Diabetes: 5 recomendações para prevenir - Certezza Seguros

Coma várias vezes ao longo do dia de forma a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Estar muitas horas sem comer poderá ser prejudicial para a saúde. Coma mais fruta, vegetais e fibra.

 

2 – Controle o excesso de peso

Dia Mundial da Diabetes: 5 recomendações para prevenir - Certezza Seguros

De acordo com o Hospital Lusíadas “qualquer gordura em excesso é um fator de risco para a diabetes e outras doenças metabólicas, como a hipertensão arterial ou a inflamação crónica. No entanto, a gordura abdominal é particularmente grave, pois é mais ativa na produção de moléculas pró-inflamatórias que vão provocar a insulino-resistência, mecanismo primário da diabetes tipo II.”

 

3 – Pratique exercício físico

Dia Mundial da Diabetes: 5 recomendações para prevenir - Certezza Seguros

O sedentarismo favorece vários fatores como a obesidade e a hipertensão que também contribuem para o desenvolvimento da diabetes.

 

4- Deixe de fumar

Dia Mundial da Diabetes: 5 recomendações para prevenir - Certezza SegurosA nicotina interfere na forma como a insulina atua no organismo, afetando os níveis de glicemia.

É importante saber que não existe uma fórmula mágica para se livrar da dependência de nicotina e para deixar de fumar. Existem vários caminhos a seguir, mas com determinação e força de vontade conseguirá deixar de fumar. Conheça os nossos conselhos para deixar de fumar de forma definitiva.

 

5 – Faça avaliações médicas periodicamente

Dia Mundial da Diabetes: 5 recomendações para prevenir - Certezza SegurosA diabetes é uma doença silenciosa que pode desenvolver-se sem causar sintomas. Não negligencie a realização de exames médicos regularmente.

 

Saiba como aceder e utilizar a calculadora de risco da diabetes no portal do SNS 24.

 

A diabetes é uma doença com grande prevalência na população portuguesa, siga as nossas recomendações e tenha uma vida mais saudável, com certezza.

Start typing and press Enter to search

5 Sugestões para um Carnaval seguro em casa - Certezza Seguros