Como deixar a casa segura antes de ir de férias

13 de Julho, 2020, publicado em "seguranca"

Como deixar a casa segura durante as férias | Certezza Seguros

Em altura de férias, para que possa usufruir da melhor forma do seu período de descanso e sem se preocupar com a segurança da sua casa, é necessário que tome algumas precauções antes da partida. Não basta trancar a porta e esperar que tudo corra pelo melhor até ao seu regresso. 

Assim, para que não tenha surpresas na hora de regressar a casa, leia estas cinco dicas para deixar a sua casa segura antes de ir de férias.

1. Luzes e aparelhos eletrónicos

Luzes e Aparelhos Eletrónicos

Se vai deixar a sua casa vazia e sem uso, não deixe os seus equipamentos em standby, desligue-os da corrente. Deste modo, não será cobrado pelo valor da energia gasta e evita alguns imprevistos, como possíveis curto-circuitos. 

Frigoríficos e arcas frigoríficas, assim como todos os aparelhos eletrónicos imprescindíveis à manutenção da casa ou à sobrevivência do seu animal de estimação enquanto está de férias, não se encontram incluídos nesta lista.

2. Não divulgue que estará fora de casa

Não divulgue que estará fora de casa

Com o entusiasmo das merecidas férias, muitos de nós caímos no erro de divulgar que vamos estar ausentes, nomeadamente através das redes sociais.

Nem toda a gente tem boas intenções, por isso, o ideal é que guarde para si os seus planos para as férias. Se partilhar com alguém, como um amigo ou familiar, caso queira deixar-lhes uma cópia da sua chave para qualquer eventualidade, peça-lhes para não partilhar a informação com ninguém – todo o cuidado é pouco. 

3. Não mostre que a casa está vazia

Não mostre que a casa está vazia quando vai de férias

Caixas de correio com muita correspondência, lixo acumulado no quintal e estores fechados durante muitos dias seguidos são indícios de que a casa está vazia e podem chamar a atenção de pessoas mal intencionadas. Se possível, deixe umas peças de roupa estendida e baixe um ou outro estore apenas a meia altura. 

Existem também temporizadores que pode instalar para acender e apagar automaticamente candeeiros ou outros aparelhos eletrónicos a determinadas horas do dia, simulando estar alguém em casa.

Desligue a campainha. Existem vários casos de situações reportadas à polícia em que os ladrões tocam à campainha em diversos horários para perceberem se está alguém em casa. Se não conseguirem ouvir o toque, nunca saberão se que a casa está vazia ou se a campainha estará estragada.

4. Limpe o frigorífico

Limpar o frigorífico

É muito comum não nos lembrarmos deste pormenor antes de sairmos para férias. Contudo, se não queremos maus cheiros ou um frigorífico bolorento quando chegarmos a casa, é importante lembrarmo-nos de congelar o que for possível e dar a alguém ou consumir o que já estiver a degradar-se. 

Procure consumir, na semana anterior à sua partida, todos os alimentos que tiver no frigorífico para evitar desperdício e lembre-se que alimentos perecíveis poderão estragar-se mesmo quando no frigorífico.

Se nenhuma destas opções for possível, e só em último caso, deite fora aquilo que sobrar.

5. Reforce a segurança da sua casa

Reforce a segurança da sua casa antes de ir de férias

  • Feche portas e janelas

Certifique-se de que as janelas e portas estão bem fechadas antes de sair. Para além de prevenir os assaltos, também poderá ser útil ao evitar que entre chuva, sol a mais (que pode danificar os materiais dos sofás, cadeiras, entre outros), insetos ou até pássaros.

  • Instale trancas e alarme

Não é recomendável que coloque cadeados nos portões exteriores, pois podem chamar a atenção para o facto de não estar em casa, mas se possível instale trancas nas portas e janelas. 

Para o exterior da sua casa, existem várias opções de alarme, câmaras de vigilância e sensores de movimento de serviços profissionais, como também serviços on-line que o avisam caso haja movimento no seu terreno e lhe permitem verificar através do seu telemóvel e uma ligação à internet se está tudo bem.

  • Contrate um Seguro Multirriscos Habitação

Apesar de ser apenas obrigatório por lei para quem adquire a sua habitação através de crédito, o seguro multirriscos habitação protege a sua casa e recheio, sendo um seguro fundamental para proteger contra danos que possam ser causados por imprevistos.

Aproveite para descansar, enquanto poupa dinheiro, durante as férias

5 formas de poupar nas férias

Se vai de férias e gostaria de saber como poupar algum dinheiro, leia o nosso artigo “5 formas de poupar nas férias“.

O regresso de férias é, para muitas pessoas, uma altura menos agradável e se não tomar as devidas precauções antes de partir, pode mesmo tornar-se num pesadelo. 

Assim, organize a sua casa e adote todas estas medidas para que tenha um regresso de férias tranquilo, com certezza

Start typing and press Enter to search

Saiba se está na hora de mudar de carro