5 formas de poupar nas férias

1 de Julho, 2020, publicado em "poupanca"

5 formas de poupar nas férias

A época de descanso anual mais aguardada pela grande maioria dos Portugueses está aí e gozar de uns dias de descanso sem que isso se reflita negativamente no orçamento familiar requer bastante preparação.

Para além de um momento privilegiado para descansar, todos gostamos de usufruir de experiência diferentes em que, muitas vezes, não queremos olhar para o orçamento. Contudo, por norma, uma grande parte do orçamento disponível para as férias acaba por ser alocado à estadia, sobrando pouco para o resto. Mas não tem que ser assim.

Conheça as nossas dicas para poupar dinheiro nas suas férias este ano.

Faça um orçamento e cumpra-o

5 formas de poupar nas férias

Para garantir que não ultrapassa o valor desejado com as suas férias e que não perturba o seu orçamento familiar ao longo do que resta do ano, o ideal é que faça um orçamento onde estipule quanto quer gastar com as despesas obrigatórias e inclua um extra para qualquer eventualidade. Estar preparado para imprevistos deverá fazer parte do seu plano.

Depois de definir o montante, utilize motores de busca de alojamentos, como o Vrbo (antigo HomeAway) ou o AirBnB, e insira o valor máximo que está disposto a pagar por noite. Deste modo, os resultados fora do seu orçamento nem vão aparecer na pesquisa, garantindo que apenas terá acesso aos que correspondem ao seu orçamento. Como diz o ditado: “olhos que não vêem, coração que não sente”.

Planeie as férias antecipadamente

5 formas de poupar nas férias

Não deixe o planeamento das suas férias para a última hora. Quer decida ficar por Portugal ou opte por ir para o estrangeiro, o ideal é que comece a pesquisar locais, formas de deslocação e alojamento o quanto antes.

Este ano, devido à pandemia, existem muitos alojamentos que baixaram os seus preços como forma de atrair mais visitantes, nomeadamente no interior do país. Por isso, ao reservar antecipadamente, para além de encontrar mais alojamentos disponíveis, também conseguirá encontrar melhores preços. Quanto mais perto da data da reserva, mais dificilmente irá encontrar algo que lhe agrade dentro do orçamento que estipulou.

Casas e apartamentos são uma boa opção

5 formas de poupar nas férias

Apesar de a ideia de ir para um hotel com “pulseira e tudo incluído” ser bastante apetecível, o seu orçamento irá agradecer se optar por um apartamento. Para além de a diária ser mais acessível, é possível encontrar muitos alojamentos que oferecem maior tranquilidade e sossego do que algum hotel alguma vez lhe poderá proporcionar.

Ficar alojado numa casa ou apartamento também significa que poderá fazer as refeições em casa e poupar em restaurantes ou nos extras da diária do hotel que são alocados às refeições.

Claro que dependerá sempre do estilo de férias que procura, mas faça as contas e veja quanto pode poupar.

Alugue uma autocaravana

5 formas de poupar nas férias

Esta opção tem vindo a tornar-se muito popular entre os jovens pois, para além de permitir poupar com transporte, alojamento e refeições, dá-lhe liberdade para ir onde e quando quiser.

Tenha em conta que este estilo de férias não se adequa a todas as personalidades. É preciso que tenha um espírito mais aventureiro e que aprecie a natureza mais do que grandes cidades, pois circular de autocaravana dentro de um cidade pode ser complicado e, na grande maioria das vezes, o seu estacionamento é mesmo proibido.

Deixe os cartões de crédito em casa

5 formas de poupar nas férias

Apesar de levar consigo em férias o seu cartão de crédito seja altamente recomendável, lembre-se de que o mesmo serve o propósito de o acudir face a uma emergência e não deverá ser utilizado em gastos que já estavam planeados no seu orçamento. Assim, evite levar o seu cartão de crédito consigo para todo o lado e procure utilizar apenas o seu cartão Multibanco, espreitando o seu homebanking diariamente ou de dois em dois dias, para ir controlando os valores gastos e o dinheiro que ainda tem disponível.

Poupar nas férias nem sempre é fácil, principalmente quando não investimos o tempo necessário para o seu planeamento, durante o ano. A ideia de aproveitar as férias ao máximo coloca em nós a pressão de que tudo tem de ser perfeito e sem contenções. Mas a verdade é que muitas vezes as melhores férias são as mais simples e onde gastamos menos dinheiro.

E se ainda não decidiu para onde quer ir de férias, espreite o nosso artigo “3 destinos para férias em Portugal”.

Aplique as nossas dicas e vá de férias mais descansado com o seu orçamento, com certezza.

Start typing and press Enter to search

Seguro Animal Estimação | Certezza SegurosSaiba se está na hora de mudar de carro