3 destinos para férias em Portugal em 2020

28 de Maio, 2020, publicado em "saude,seguranca"

férias verão pandemia | certezza seguros

Devido à pandemia do coronavírus que assolou o mundo este ano, até à data, só podemos viajar livremente para dois destinos na Europa: Amesterdão e Viena. Mas tendo em conta as preocupações que viajar de avião acarretam hoje em dia, muitos de nós iremos optar por ficar cá dentro e gozar as férias de verão em Portugal.

Em abril deste ano, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, avisou os europeus para não pensarem em férias. No entanto, o Primeiro-Ministro Português, António Costa, foi mais otimista e aconselhou aos cidadãos que pensassem em férias, mas que optassem por planear as mesmas em Portugal.

Felizmente, Portugal é um país com muitas e diferentes paisagens: de praias paradisíacas a vastas montanhas, o nosso “pequeno grande país” apresenta várias hipóteses para que possamos usufruir de umas férias de verão tranquilas e em segurança.

Assim, hoje sugerimos algumas das regiões mais seguras para passar férias em Portugal nesta época de pandemia.

1. Alentejo

O Alentejo é, até à data, a região em Portugal Continental menos afetada pela pandemia do coronavírus.

Vários especialistas da área do turismo nos EUA, Brasil, Espanha, Alemanha e Reino Unido participaram, em abril, de uma videoconferência organizada pela Associação de Promoção Turística do Alentejo e declararam que o Alentejo reúne as melhores condições para responder às prioridades dos turistas no período pós-pandemia.

Serpa, Grândola, Arraiolos, Vila Nova de Milfontes e Santiago do Cacém são alguns exemplos de destinos onde os empreendimentos turísticos já começaram a tomar as medidas necessárias para garantir que recebem os turistas de forma segura.

Para além de garantirem a desinfeção das casas e quartos, com recurso a detergentes certificados, todos os turistas deverão receber um kit de proteção, com máscara e luvas descartáveis, e um doseador com solução desinfetante.

Se optar pelo Alentejo, procure as grandes herdades, onde poderá ter uma estadia tranquila, usufruir de trilhos e passeios com o devido distanciamento social. Se preferir hotéis, saiba que alguns decidiram reduzir o número de quartos disponíveis para garantir o conforto fora de casa e perto da natureza.

No que respeita à utilização das piscinas partilhadas, muitos dos empreendimentos estão a optar por providenciar uma zona própria a cada família, sendo as piscinas tratadas com o cloro necessário ao combate à COVID-19.

Quanto às refeições, as mesmas serão servidas nos quartos ou, opcionalmente, cada família terá a sua mesa “reservada”, em vez do habitual buffet, podendo escolher os pratos através de uma lista previamente disponibilizada individualmente.

2. Algarve

O Algarve é, por excelência, o destino turístico com maior afluência em Portugal. Com as suas extensas praias, boa gastronomia, rica em peixe e mariscos, e noites de animação que já todos conhecemos, esta região desde sempre acolheu muito bem os seus turistas, nomeadamente estrangeiros. De facto, de acordo com o Presidente da Câmara de Faro, 70% do turismo do Algarve é estrangeiro.

Este ano, tendo em conta as restrições impostas até à data para o turismo extra-comunitário, a afluência a sul por parte de estrangeiros vai ser menor, sendo por isso um destino a ter em conta pelos Portugueses.

A Região de Turismo do Algarve divulgou, no início do presente mês, um guia com recomendações destinadas aos agentes turísticos, para reforçar a segurança e confiança dos turistas neste destino. Assim, restauração, alojamento, concessões de praia, parques aquáticos, rent-a-car, entre outros, todos estarão a trabalhar para cumprir à risca as recomendações emitidas, nomeadamente no que respeita a procedimentos de limpeza e desinfeção, formação de colaboradores e informações a disponibilizar a turistas e visitantes.

Se procura um destino de praia, Monte Gordo, uma antiga vila de pescadores, situada apenas a três quilómetros de Vila Real de Santo António, apresenta um vasto areal onde poderá usufruir da praia com a devida distância de segurança. Também Cacela, em Vila Real de Santo António, e Ponta da Ruiva, em Vila do Bispo, apresentam praias extensas, com águas tépidas e calmas. Já Faro, apesar de ser a capital, tem menos turistas que as restantes zonas do Algarve e apresenta, durante todo o ano, uma vida própria, com espetáculos, restaurantes e bares variados.

3. Trás-os-Montes e Alto Douro

A região de Trás-os-Montes e Alto Douro tem vindo a posicionar-se como uma excelente alternativa à região sul. Entre quintas, casas agrícolas e moinhos de água, são muitos e variados os alojamentos de turismo rural nesta região, que disponibilizam uma oferta muito diversificada.

Existem vários alojamentos com trilhos para fazer a pé, percursos demarcados para que os ocupantes assistam às ordenhas dos animais, turismo de montanha, mas também zonas privilegiadas de caça turística e pesca lúdica, assegurando sempre as devidas condições de distanciamento social e higiene.

Poderá optar pelo Peso da Régua, onde, à beira-rio, terá a oportunidade de degustar algumas das iguarias da região, como vinho do Douro, acompanhado por queijos, pão e enchidos. Por outro lado, terá a opção de visitar zonas históricas da cidade, de bicicleta e apreciar vistas de cortar a respiração.

Se preferir uma localidade mais recatada, Gimonde, integrada na orla meridional do Parque Natural de Montesinho, no concelho de Bragança, oferece paisagens soberbas e atrações arqueológicas, monumentais e gastronómicas, nomeadamente fumeiros e compotas.

Estes espaços de turismo de natureza aliam, por excelência, a tranquilidade da natureza ao conforto dos alojamentos e, claro, ao isolamento que tanto procuramos nesta fase.

Nesta região, de acordo com a Federação Portuguesa de Turismo Rural, praticamente todas as empresas de hotéis rurais aderiram ao selo “Clean & Safe” do Turismo de Portugal. Este selo visa distinguir publicamente as atividades turísticas que asseguram o cumprimento de higiene e limpeza para prevenção e controlo da covid-19, tendo sido atribuído a mais de 2.000 empresas em apenas 10 dias após o seu lançamento.

Aproveite as férias em segurança

Os últimos meses têm sido pautados por incerteza em relação ao futuro e, com os primeiros dias de temperaturas altas, todos nós já ponderamos como e onde iremos desfrutar do nosso período de férias de verão.

Existem vários outros destinos em todo o território continental e ilhas por onde pode escolher, além dos mencionados neste artigo. O importante é não esquecer que, independentemente da região que optar para usufruir das suas férias, deve seguir as recomendações de segurança da Direção Geral de Saúde também em férias e tentar evitar circuitos tendencialmente com mais aglomerações.

Hoje mais do que nunca, o antigo slogan do Turismo de Portugal faz ainda mais sentido – “Vá para fora, cá dentro”, em segurança e com certezza.

Start typing and press Enter to search

Como deixar de fumar | Certezza SegurosSlow living | Certezza Seguros