Os 5 Maiores Inimigos da Produtividade

5 de Maio, 2021, publicado em "poupanca"

5 maiores inimigos da produtividade | certezza seguros

Com a pandemia causada pelo vírus covid-19 tivemos que reformatar toda a nossa rotina, parecendo que muitas vezes devido ao desgaste emocional não estamos a ser tão produtivos como gostaríamos.

Neste artigo, iremos identificar os 5 maiores inimigos da produtividade e como saber contorná-los.

Produtividade, o que é?

5 maiores inimigos da produtividade | Certezza Seguros

Produtividade é a capacidade máxima de produção em menor tempo possível. Muitas vezes, está ligada à palavra “proatividade”, ou seja, ser ativo e fazer as coisas acontecer.

Ser produtivo é importante para o ser humano a nível emocional, pois este sente-se concretizado e com uma autoestima elevada, e a nível profissional, pois com o seu estado de espírito elevado irá ter sucesso nos seus objetivos profissionais.

 

Estes são os 5 principais inimigos da produtividade:

1 – Procrastinação

5 maiores inimigos da produtividade | Certezza Seguros

Este é o inimigo que mais afeta o desempenho individual e em equipa de uma organização. Adiar tarefas que poderiam ser concluídas atempadamente resultam em stress e, por sua vez, falta de produtividade.

Como combater? Faça uma lista e à medida que vai cumprindo com o que lá está, dê um “check” e verá que irá sentir-se motivado ao ver as tarefas a serem concluídas com sucesso.

 

2 – Falta de Planeamento de Tarefas

5 maiores inimigos da produtividade | certezza seguros

O fato de não fazer o planeamento das suas tarefas faz com que se desorganize e rapidamente perca o rumo pretendido. É necessário ter um plano para que não haja uma sobreposição de tarefas e para que possamos definir prioridades nas atividades.

Hoje em dia, existem inúmeras aplicações na Apple Store e na Google Store que o ajudarão a criar uma rotina, simplificando a organização do seu quotidiano.

 

3 – Não saber dizer “não”

5 maiores inimigos da produtividade | certezza seguros

Dizer “não” poderá ser considerada uma atitude negativa, porém não o dizer, em certo ponto, significa que estamos a afetar a nossa produtividade. Devemos estabelecer limites às soluções externas que podem comprometer o nosso dia a dia e saber valorizar as nossas necessidades.

Desta forma, estabeleça limites pessoais e profissionais nas suas tarefas e concentre-se em ter sucesso naquilo a que se compromete.

 

4 – Redes Sociais

5 maiores inimigos da produtividade | certezza seguros

As redes sociais são sem dúvida a maior distração que temos em nosso redor. Quem nunca interrompeu o seu trabalho para verificar o instagram ou o facebook e passados cinco minutos volta a repeti-lo? Pois, toda a gente!

A solução para este inimigo silencioso é muito simples: desative as notificações das suas contas nas redes sociais, assim não perderá o foco no que está a executar.

 

5 – Multitarefas

5 maiores inimigos da produtividade | certezza seguros

Hoje em dia quem é que não é multitasking? As multitarefas organizadas de forma errada irão fazer com que fiquemos com níveis de stress elevados, sem conseguir concluir o pretendido e sem foco para novos desafios. Há que estabelecer prazos/metas para que o acumular de trabalho não seja impeditivo para o nosso sucesso.

 

Comece hoje a pôr em prática estas dicas e mude os seus hábitos para conseguir ser mais produtivo, com certezza.

Start typing and press Enter to search

Certezza Créditocriar um escritório funcional em casa | Certezza Seguros