5 dicas para um Carnaval mais seguro

24 de Fevereiro, 2020, publicado em "seguranca"

Carnaval

O Carnaval é uma época de celebração para miúdos e graúdos, passada perto de casa ou indo um pouco mais longe, para locais onde se festeja a rigor. Mas quem gosta de celebrar o Carnaval sabe que pode também ser tempo de excessos e condutas que põem em risco os foliões.

Sendo esta uma das épocas mais divertidas do ano, é preciso pensar em segurança. Para evitar os riscos e garantir que as celebrações trarão boas memórias e histórias para contar, separamos algumas dicas para aproveitar a folia em segurança.

#1 – Cuide da sua saúde

Quando pensamos em Carnaval, pensamos em dançar, brincar e saltar. Todas estas atividades exigem que esteja na sua melhor forma física, por isso é importante alimentar-se bem e manter-se hidratado. 

De estômago cheio, além de ter mais disposição para se divertir, diminui as hipóteses de se sentir mal a meio da festa. Evite alimentos com muito sal ou gordura que possam satisfazê-lo momentaneamente, mas que irão aumentar a tensão arterial. 

Também é importante manter o corpo hidratado e optar por bebidas sem álcool. Embora as bebidas alcóolicas possam refrescá-lo, desidratam o corpo. Opte por beber água, que ajuda o seu corpo a libertar as toxinas, ou sumos naturais e isotónicos, que o ajudarão a repor os sais minerais. Desta forma, terá muito mais energia para ficar até a festa acabar. Se ainda assim optar por beber álcool, faça-o moderadamente e apenas se não conduzir.

#2 – Cuidado com as crianças

Se tem filhos e quer celebrar o Carnaval com eles, uma boa ideia será que se façam acompanhar de algum tipo de identificação, como uma pulseira, com o nome, telefone e morada dos pais. É também importante que, caso se percam, saibam que deverão procurar a ajuda de um agente da polícia ou autoridade que os ajude a reencontrar-se com os pais. Avise-as de que não deverão aceitar a companhia de estranhos ou algo dado por pessoas que não conhecem e procure locais longe da confusão para celebrar a festa do Carnaval com os seus filhos.

#3 – Atenção redobrada

É nesta época que muitos grupos se organizam para furtar os foliões, aproveitando-se da festa e da incontornável confusão. Por isso, se precisar de levantar dinheiro no multibanco, seja discreto e levante apenas o montante necessário. Evite fazê-lo em lugares muito expostos e prefira centros comerciais ou agências bancárias. Outra dica a ter em consideração é manter o corpo o mais próximo possível à caixa multibanco, para que ninguém consiga ver o valor levantado. 

Quem já está acostumado a celebrar o Carnaval, sabe que não é possível levar consigo muitos pertences. Opte por levar apenas o estritamente necessário. Além de ficar menos cansado, torna-se menos propenso a olhares indiscretos por parte de assaltantes. Procure levar uma mala com bolsa que fique junto ao seu corpo e com a abertura virada para a frente.

#4 – Denuncie qualquer tipo de violência

Infelizmente, festa ainda é, muitas vezes, sinónimo de violência. Por isso, para aproveitar a brincadeira com segurança, sempre que vir uma situação de ou que indicie violência, denuncie-a à polícia o quanto antes. Mesmo que o ocorrido não seja consigo, é um dever de todos nós. Se não encontrar um polícia por perto, ligue para o 112 e procure chamar a atenção de todos ao seu redor para a situação.

#5 – Viaje em segurança

Aproveitando as férias escolares, há muitas famílias que optam por aproveitar o Carnaval para viajar e passear. Se for o seu caso, tenha atenção ao seguinte:

  • Check up do carro: é importante fazer manutenções periódicas ao seu veículo, principalmente se for viajar. Verifique o estado dos pneus e se estão devidamente calibrados de acordo com a pressão recomendada. Verifique também os travões, a suspensão, bateria e não se esqueça de abastecer o depósito antes de começar a viagem.
  • Evite horas de grande afluência: se for viajar num dia de semana, tenha atenção à hora de ponta. Ao sair em horários de menor fluxo, evita filas de trânsito e começará a sua viagem com boa disposição.
  • Bagagem: leve apenas o necessário e atenção ao colocá-las dentro ou no topo do carro. Bagagem solta poderá impedir a visão do condutor, o que, além de perigoso, pode levar a multas pesadas. Além disso, um carro muito carregado gasta mais combustível e aumenta o tempo de viagem.

Para além disso, redobre a sua atenção na estrada. Evite fazer ultrapassagens sucessivas e conduzir muito próximo do carro da frente. Mantenha a sua distância de segurança e não ande com excesso de velocidade. Neste Carnaval, lembre-se de cuidar de si e da sua família.

Para um Carnaval mais seguro e contra todos os imprevistos, reveja também as garantias do seu seguro automóvel. Apesar de ser obrigatório, poderá selecionar um conjunto alargado de garantias mais adequadas à sua rotina e carteira, para sua própria segurança ou de quem viaja consigo. 

Este Carnaval viaje em segurança, com certezza!

Start typing and press Enter to search

tive-um-acidente-e-agoraCovid-19 e cobertura seguros Certezza