Responsabilidade civil

A responsabilidade civil é uma obrigação imposta por lei e pode provir de ações praticadas por pelos seus colaboradores. Proteja-se contra eventuais danos a terceiros - com um seguro de Responsabilidade Civil, a seguradora garante-lhe o pagamento de indemnizações a terceiros, seja por danos materiais ou corporais. 

O que é um seguro de responsabilidade civil para empresas?

A Responsabilidade Civil é uma obrigação imposta por lei e pode provir de ações praticadas pelos seus colaboradores. 

Assim, ao contratar um seguro de Responsabilidade Civil para Empresas, a seguradora garante-lhe o pagamento de indemnizações a terceiros, seja por danos materiais ou corporais, desde que não intencionais. 

Quem são os "terceiros"?

Terceiro é quem sofre o dano e está suscetível de ser indemnizado. 

Quais os seguros de responsabilidade civil obrigatórios por lei?

Devido à perigosidade que algumas atividades representam para a comunidade em geral e a necessidade de proteger as pessoas que possam ser lesadas pelas mesmas atividades, a obrigatoriedade de segurar a responsabilidade civil existe para as seguintes atividades e negócios:

-Agências de viagens 

-Empresas de animação turística

-Entidades responsáveis pela instalação e funcionamento dos recintos de espetáculos e de divertimentos públicos

- Mediação imobiliária

A lista de seguros de responsabilidade civil obrigatórios pode ser encontrada no site da ASF.

Relativamente aos seguros de responsabilidade civil obrigatórios, as coberturas e capitais mínimos estão definidos por lei, embora o tomador do seguro possa aumentar as coberturas e capitais, se desejar. 

Quais são as coberturas mais comuns do seguro de responsabilidade civil?

- Assegura a proteção financeira, minimizando os riscos financeiros para a sua empresa

- Proteção em caso de acidente no seu espaço comercial ou se um produto com defeito causar danos materiais ou ferimentos a terceiros

Existem várias soluções de proteção e capitais disponíveis para negócios e profissões, nomeadamente para profissionais na área da saúde e área financeira, assim como atividades no âmbito da educação, hotelaria, construção civil, serviços lar, beleza e bem estar, sénior, lazer, rural e soluções automóvel. 

Consulte-nos para informações detalhadas sobre produtos, coberturas, capitais seguros e exclusões aplicáveis ao seu caso. 

Qual o período de cobertura de um seguro de responsabilidade civil?

O segurado está coberto desde a data de início do contrato até à data de fim do mesmo, abrangendo os pedidos de indemnização apresentados depois de terminado o contrato.

Como devo proceder em caso de sinistro?

Em caso de sinistro deverá comunicar o sucedido por escrito ao segurador, no prazo indicado no contrato ou, caso não indique explicitamente o prazo, nos oito dias a seguir a ter tomado conhecimento do sinistro. 

A quem devo dirigir o pedido de indemnização?

Se se tratar de um seguro de responsabilidade civil obrigatório, o lesado deverá exigir o pagamento à seguradora.

Caso se trate de um seguro de responsabilidade civil facultativo, o pedido de indemnização deve ser dirigido ao causador do dano que irá, por sua vez, contactar a seguradora e acionar o seguro. 

Existe um risco elevado de o seu negócio ser legalmente responsabilizado por acidentes com terceiros, seja no seu espaço comercial ou por produtos com defeito. 

Ao ter o seu negócio protegido contra estes e outros riscos, garante a continuidade da sua reputação e do seu negócio.

Trabalhamos com parceiros de referência para lhe oferecermos as melhores soluções em seguros de Responsabilidade Civil para Empresas.

Peça-nos uma simulação gratuita e sem qualquer compromisso.

Contacte-nos!